A filosofia na Idade Média

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

 

Durante a Idade Média teremos dois grandes filósofos, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino que marcaram profundamente a união entre a religião predominante neste período , o cristianismo, e a filosofia grega.
Há muitos filósofos que não reconhecem tais santos comos filósofos uma vez ambos já partiam da limitação de não ultrapassar nada que viesse contra o cristianismo, mas toda filosofia seria usada para justificá-lo. Entretanto, é inegável a potencialidade de desenvolvimento de ambos pensadores.
Santo Agostinho apesar de não ter nascido na Idade Média e fazer parte do que conhecemos como Patrística, movimento conhecido dentre a Igreja dos primeiros grandes padres pensadores que viveram até o final do século IV D.C , sua obra permanecerá valida por todo período da Idade Média até que seja desenvolvida a obra Tomista.
Enquanto Agostinho irá beber na fonte do filósofo Platão, Tomás tomará como base o pensamento de Aristóteles.
Os próximos textos tratarão desta relação entre os filósofos cristãos e a filosofia grega.
É importante salientarmos aqui tivemos grandes filósofos neste perído como Santo Anselmo e Guilherme de Ockham e outros, entretanto, diante da proposta deste blog e suas limitações trataremos apenas deste dois.

Hemerson


0 comentários: