A filosofia na Idade Média é uma releitura da filosofia grega: Platão e Aristóteles.
Agostinho apesar de não ter vivido na Idade Média sua obra influenciou todo o período. Nem sempre Agostinho foi um homem ligado a Igreja e até os 32 anos ainda não era convertido.
Ele viveu entre a segunda metade do século IV e início do século V .
Tinha uma vida libertina e de pecados , na qual se arrependeu e escreveu o livro Confissões : um relato pessoal de sua aceitação ao cristianismo.
Agostinho irá retomar da filosofia Platônica a divisão que ele fez entre:
- Mundo das imperfeições( sombras), dos erros, transitório.
- Mundo perfeito: mundo das idéias, das verdades, onde podemos ver as formas puras de todas as coisas .
Para Platão a filosofia seria a ponte de ligação que tiraria o homem desse mundo imperfeito, desse mundo sensível e colocaria o homem através dessa racionalidade em contato com o mundo das formas. Assim, a filosofia seria uma forma de ascensão.
No livro chamado Cidade de Deus Agostinho vai tomar a lógica bidimensional de Platão ( ver a obra Timeu ) e vai transpor para a ética cristã.
- Mundo do erro: mundo do pecado, das sombras, da carne.
( Cidade de Deus)
enquanto
- Mundo das idéias: das formas, espiritual.
( Cidade dos homens).
" A fé e a razão não pode se separar ". " Creio, logo posso compreender ".
Assim a fé é fundamental para entendermos e a razão é um instrumento essencial para compreensão da fé".
Podemos afirmar que Agostinho acaba por cristianizar Platão, usando sua filosofia para justifica a fé cristã.
Hemerson
Agostinho apesar de não ter vivido na Idade Média sua obra influenciou todo o período. Nem sempre Agostinho foi um homem ligado a Igreja e até os 32 anos ainda não era convertido.
Ele viveu entre a segunda metade do século IV e início do século V .
Tinha uma vida libertina e de pecados , na qual se arrependeu e escreveu o livro Confissões : um relato pessoal de sua aceitação ao cristianismo.
Agostinho irá retomar da filosofia Platônica a divisão que ele fez entre:
- Mundo das imperfeições( sombras), dos erros, transitório.
- Mundo perfeito: mundo das idéias, das verdades, onde podemos ver as formas puras de todas as coisas .
Para Platão a filosofia seria a ponte de ligação que tiraria o homem desse mundo imperfeito, desse mundo sensível e colocaria o homem através dessa racionalidade em contato com o mundo das formas. Assim, a filosofia seria uma forma de ascensão.
No livro chamado Cidade de Deus Agostinho vai tomar a lógica bidimensional de Platão ( ver a obra Timeu ) e vai transpor para a ética cristã.
- Mundo do erro: mundo do pecado, das sombras, da carne.
( Cidade de Deus)
enquanto
- Mundo das idéias: das formas, espiritual.
( Cidade dos homens).
" A fé e a razão não pode se separar ". " Creio, logo posso compreender ".
Assim a fé é fundamental para entendermos e a razão é um instrumento essencial para compreensão da fé".
Podemos afirmar que Agostinho acaba por cristianizar Platão, usando sua filosofia para justifica a fé cristã.
Hemerson
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