Filósofos de Mileto

quinta-feira, 26 de junho de 2008

 

Tales nasceu em Mileto na Jônia e é considerado o pai da filosofia. Este título é fruto do processo histórico , pois a história da filosofia o considera aquele que deu o pé inicial ao processo que remove a explicação mítica da realidade. Ele viveu provavelmente nas últimas décadas do século VII e início do século VI A.C . Os fragmentos que temos da sua obra é descrita mais tarde por Aristóteles. Ele será conhecido como filosófo da "phisis", pois ao contrário das explicões míticas de até então, não buscará o arqué ( princípio ) no sobrenatural,mas dentro da própria natureza e colocará como elemento primordial a água. Provavelmente tenha chegado a esta conclusão após observar que todos elementos que contém vida possui água , ao contrário, de elementos isentos de tal substância. Devemos entender a água de uma maneira mais ampla do que a simples água que observamos na realidade.
Anaximandro( VII A.C ) , elaborou um tratado sobre a natureza e é reconhecido como o primeiro filósofo a escrever em prosa na Grécia. Anaximandro coloca que o elemento primordial seria o "Apeiron", elemento indefinido,privado de limites,qualitivamente e quantativamente ilimitado, do qual proveria todas as coisas. Assim , a água seria um elemento derivado e não primordial como queria Tales.
Anaxímenes(VI A.C ) discípulo de Anaximandro discorda que o "Apeiron " seria o elemento primordial, mas sim o ar, elemento que possui características do invisível, infinito, essencial, além das propriedades de condensar,resfriar, dilatar e outras propriedades.
É importante aqui analisarmos que muito além do que parece simples explicação aos nossos olhos em função de todas informações que temos hoje, é importante salientar que tal explicação remove dos deuses a explicação e o controle do mundo e além disso e muito importante perceber como a filosofia já nasce de contradições no elemento primordial que variará por análises diversas destes filósofos, sem que haja um temor no questionamento e afirmação de tais idéias.

2 comentários:

... disse...

Oeee professor ;D
é a Eluanda sua aluna do dirce elias ^^
entao. vim aqui pra fala que o Blog ta legal . . ;D e passa la no meu (:
http://chocolateemarchimelow.blogspot.com/

Esperança de Vida:com Alda Cristina disse...

olá profºo glog tá bem legal,dá pra gente aprender muito.Alda do moabe do 1ºTb,bom fds,valeu.!!!