Tales de Mileto

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

 


Tales de Mileto

Todos concordam que Tales tenha nascido em Mileto na Jonia, região da Grécia Antiga, em meados de 620 A.C e morreu aproximadamente 546 A.C , embora essas datas sejam imprecisas. Aristóteles ,o maior estudioso de Tales , filósofo e cientista, o identifica como a primeira pessoa a investigar os princípios básicos , a questão da origem da substância original e fundador da escola de filosofia natural. Tales foi interessado em quase todas as coisas, investigando quase todas as áreas do conhecimento: filosofia , história, ciência , matemática,engenharia , geografia e política . Ele propôs teorias para explicar muitos eventos naturais , a substância primária onde todas coisas subsistem e causa de todas as mudanças. Tales esteve envolvido nos problemas de astronomia e providenciou um número de explicações de eventos cosmológicos os quais tradicionalmente envolviam entidades sobrenaturais. Seus questionamentos procuravam entender os fenômenos celestes sendo o precursor da astronomia grega. A hipótese de Tales era nova e destemida e livre dos fenômenos divinos e da intervenção dos Deuses. Ele construiu o caminho em direção ao esforço da ciência e fundou a escola de Mileto de filosofia natural, desenvolvendo o método cientifico e o inicio da primeira explicação racional no ocidente para a realidade.

Tales foi muito estimado pelos seus contemporâneos , há uma carta citada por Diógenes de Laércio , que aparenta ser de Anaxímenes para Pitágoras, aconselhando que todos nossos discursos deveriam referenciar a Tales.

Tales dizia ser a água a substância primária da realidade

Aristóteles define a inteligência como conhecimento dos princípios e causas (livro Metafísica). Ele começa sua investigação do conhecimento pelos filósofos que o precederam , com Tales, o primeiro filosofo, e descreve Tales como o fundador da filosofia natural em seu livro de Metafísica.Ele recorda: Tales disse que é a água o (arché), o principio original . Para Tales, a natureza tem como principio primordial a água .

Quando Aristóteles diz que Tales pronunciou a água como princípio primário, ele fez um enunciado preciso. Tales disse que isto ( a natureza das coisas ) é água, mas ele transformou essa afirmação quando pode justificar tal afirmação, isto ele o fez através de observações: “ que o alimento que mantém todas coisas vivas é a umidade presente nelas”.

http://www.iep.utm.edu/t/thales.htm#H5

0 comentários: