A necessidade da filosofia

quarta-feira, 25 de junho de 2008

 

Num país onde há pouco espaço para reflexão a filosofia se faz urgente e necessária, não porque ela agrade a todos, haja vista, que o estado sempre tem feito resistente a entrada da disciplina em seu currículo, mas porque nessa parafernália de informações desconcertante , certamente é fundamental que as pessoas tenham o senso crítico aguçado para peneirar sobre as coisas que realmente são importantes. Assim concordo plenamente com a definição do filósofo Paulo Guirardelli quando diz que a filosofia é a desbanalização do banal. Ora, num país como o nosso onde a banalização dos meios de comunicação, da educação , da saúde e da própria vida é importante que as pessoas saiam da caverna obscura e veja a luz e compreenda porque é importante a ação das pessoas .
O blog tem objetivo de popularizar a filosofia sem , entretanto, banalizá-la e através do processo histórico da filosofia discutir temas atuais .
Outra ponto, é impossível que não seja feita recortes do processo histórico da filosofia e seja priorizado aquilo que parece fundamental que todo aluno tome contato. Aliás, este blog está direcionado principalmente a eles. Assim , não estranhe que alguns filósofos não apareçam , eles não são menos importantes, tal escolha diz respeito a uma opção didática .
Todas as críticas serão bem aceitas e sempre tentarei melhorar, afinal não é possível fechar o escopo filosófico e captar o real com tanta facilidade assim, até porque, a própria filosofia vive das contradições e do inacabado.

Hemerson

0 comentários: