Francis Bacon( 1561 - 1626)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

 

Preocupado com a utilização dos conhecimentos científicos na vida prática, manifestava grande entusiasmo pelas conquistas técnicas que se difundiam em seu tempo: a bússola, a pólvora e a imprensa. Por outro lado , revelava sua aversão ao pensamento meramente abstrato, característica da escolástica medieval.
Segundo ele, a ciência deveria valorizar a pesquisa a pesquisa experimental, tendo em vista proporcionar resultados objetivos para o homem. Mas , para isso , era necessário que o cientista se liberasse daquilo que ele denominava "ídolos", isto é, as falsas noções, os preconceitos, os maus hábitos mentais.
Em sua obra Novum Organum, destaca quatro gêneros de "ídolos" que bloqueiam a mente humana, denominando-os: ídolos da tribo, da caverna( alusão ao mito da caverna), do mercado e do teatro.

Ídolos

No que se refere ao Novum Organum, Bacon preocupou-se inicialmente com a análise de falsas noções (ídolos) que se revelam responsáveis pelos erros cometidos pela ciência ou pelos homens que dizem fazer ciência. É um dos aspectos mais fascinantes e de interesse permanente na filosofia de Bacon. Esses ídolos foram classificados em quatro grupos:

1) Idola Tribus (ídolos da tribo). Ocorrem por conta das deficiências do próprio espírito humano e se revelam pela facilidade com que generalizamos com base nos casos favoráveis, omitindo os desfavoráveis. São assim chamados porque são inerentes à natureza humana, à própria tribo ou raça humana. Astrologia, alquimia e cabala são exemplos dessas generalizações;

2) Idola Specus (ídolos da caverna). Resultam da própria educação e da pressão dos costumes. Há, obviamente, uma alusão à alegoria da caverna platônica;

3) Idola Fori (ídolos da vida pública). Estes estão vinculados à linguagem e decorrem do mau uso que dela fazemos;

4) Idola Theatri (ídolos da autoridade). Decorrem da irrestrita subordinação à autoridade (por exemplo, a de Aristóteles). Os sistemas filosóficos careciam de demonstração, eram pura invenção como as peças de teatro.


Extraído:

Fundamentos da filosofia , Gilberto Cotrim e em relação as citações à respeito dos Ídolos foi do site: http://pt.wikipedia.org

0 comentários: