David Hume (1711-1776)

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

 

Faremos uma síntese deste filósofo escocês que através de sua mais famosa sobra Investigação sobre o entendimento humano, formulou sua teoria do conhecimento.
Todos os conteúdos da mente não são senão percepção dividindo em duas classes:
Impressões: sensações, paixões e emoções quando aparecem pela primeira vez em nossa alma.
Idéia: são imagens enfraquecidas da percepções .
Hume nega a idéia dos universais e coloca que as idéias nada mais é que a imagem, individual e particular.
Como acontece a idéia ser usada como validade universal? Hume responderá que isto ocorrerá pelo hábito.Por exemplo, uma vela acesa que ao contato com o papel o queima. Tal repetição cria a idéia do poder do fogo.
A-São simples relações de idéias toda aquela preposição que se limitam a operar com base em conteúdos matemáticos , geometria. Baseiam-se no princípio de não-contradição.
B-Dados de fatos : nunca implica uma contradição, sendo concebido pela mente como se fosse extremamente conforme a realidade.

Crítica a causa e efeito:

Nenhuma análise da idéia de causa, por mais aguçada que seja , pode fazer descobrir a priori o efeito . Todo fundamento de causa e efeito está com base na experiência. Pelo hábito posso saber a causa e efeito : vela - papel ( como exemplificado acima).

Podemos ver que tanto o pensamento de Hume como de Locke depende da experiência para que possamos formar nosso conhecimento. Esta linha de pensamento ficou conhecida como empirismo, isto é , aquele que depende da experiência, ao contrário, do pensamento Cartesiano que validará seu conhecimento na razão, no conhecimento a priori, isto é, que não depende da experiência externa.

0 comentários: